Seja bem vindo ! Faça seu login ou cadastre-se
atendimento
Buscar ...
Itens: 0      Total: R$0,00
Caracteristica das Válvulas

Conheça e aprenda um pouco mais sabre a utilização e a função das válvulas nos equipamentos.

" 12AX7 ou ECC83 ou 7025

A 12AX7 é uma das mais populares válvulas no mundo. Duplo triodo de alto ganho e baixo ruído, é comumente usada nos primeiros estágios de amplificação dos amps de guitarra, como Fender, Marshall, Vox e Mesa Boogie. É do tipo miniatura e tem 9 pinos. Tem também os nomes ECC83 (versão européia) e 7025 (versão industrial).

" 12AT7 ou ECC81 ou 6201

Duplo triodo de ganho médio, é usado em pré-amplificadores e estágios inversores de fase de amps de potência, como os Fender. Fisicamente, é muito semelhante à 12AX7.

" 12AU7 ou ECC82 ou 6189

Duplo triodo de baixo ganho, pouco encontrado em amps de instrumentos. Mais utilizada em amplificadores hi-fi.

" 6SL7

Antiga válvula de base octal, usada nos amps de guitarra dos anos 40 e início dos anos 50. Duplo triodo de alto ganho, foi substituída pela 12AX7.

" 6SN7
Duplo triodo octal de baixo ganho, substituída pela 12AU7.

" AC701
 Triodo subminiatura, de ganho médio e baixo ruído, usado como pré-amplificador de cápsula dentro de microfones a condensador.

" Outros pré-amps

Várias outras válvulas foram utilizadas em pré-amplificadores, embora não tão comuns como os tipos acima. Mas vale citar: ECC85, ECC88 (duplos triodos), ECF80 (triodo + pentodo), usada nos estágios de entrada de amps de potência, e EF86, pentodo de baixo ruído, usado no microfone Neumann U47 e em muitos pré-amps para hi-fi (até hoje).

Válvulas de potência
De tamanho geralmente grande, são utilizadas em estágios de saída de amplificadores de instrumentos e amplificadores hi-fi. A grande maioria destes estágios de saída usa a configuração push-pull, onde cada lado de um par (ou quarteto, sexteto etc.) de válvulas amplifica um semiciclo do sinal de áudio, dando muito mais potência do que uma só válvula seria capaz de fornecer.

" 300A e 2A3
Muito antigas e enormes, são triodos usados nos primeiros amplificadores de "alta" potência, na década de 30. Um par dessas válvulas é capaz de fornecer até 15 watts de saída. Até hoje, são utilizadas por experimentadores esotéricos.

" 6V6GT ou 7408
Pentodo octal, usado desde a década de 40. Um par é capaz de fornecer 15 watts, e a sonoridade é macia, adequada a amps para guitarristas de blues que apreciam um overdrive suave. Usada na maioria dos amps norte americanos de baixa potência, incluindo Fender. Não tem correspondente na série européia.

" 6L6G ou 5881
Possivelmente a válvula de potência mais usada no mundo, é um tetrodo de feixe dirigido, de base octal. Em sua versão inicial, vinha em invólucro metálico e era altamente ruidosa e microfônica; veio então a versão em vidro, de onde se origina a letra G (de glass). Um par pode chegar a 55 watts de saída, e sua distorção é macia e controlável pelo músico. É usada nos amplificadores norte americanos de média potência, incluindo Fender. Sua versão industrial é a 5881, a qual possui as mesmas características e pode ser intercambiada. A 6L6G tem várias versões, e a mais apreciada, com maior rendimento, é a 6L6GC. Há ainda uma designação européia, muito pouco encontrada: EL37.

" 6550
A gigante das válvulas de saída norte americanas, é uma espécie de "versão aumentada" da 6L6. Sua distorção é um pouco mais áspera, mas também facilmente controlável pelo toque. Um par de 6550 é capaz de entregar 100 watts de potência, e por isso ela é a preferida pelos fabricantes norte americanos de amps de alta potência, como a Ampeg. Aqui no Brasil, a Meteoro utiliza a 6550 em seus modelos valvulados de alta potência, a partir do Cristalino (de 100W). Não tem correspondente direta na numeração européia, embora seja quase e-quivalente à KT88 britânica.

" EL84 ou 6BQ5
De origem européia (Philips), a EL84 surgiu como a alternativa moderna para a 6V6 e outros pentodos de baixa potência. A EL84 é a mais compacta das válvulas de saída no formato miniatura, com base de 9 pinos, um par de EL84 chega a 17 watts de saída. Seu ganho é alto, sua distorção é baixa, e foi a válvula mais usada em amplificadores hi-fi de potência média nos anos 60. Entre os músicos, porém, sua maior glória está em ser a válvula de saída dos amplificadores Vox AC-15 (15 watts, com um par) e AC-30 (30 watts, com um quarteto de EL84). No Brasil, a EL84 foi usada nos amplificadores Ipame da década de 60, de som extremamente doce.

" EL34 ou 6CA7
A EL34, com base octal, é em todos os aspectos a "irmã maior" da EL84. Basta olhar para ambas para ver como são parecidas, exceto pelo tamanho. Um par de EL34 pode fornecer 50 watts de potência no estilo europeu: som mais brilhante que o das americanas, distorção mais áspera, ideal para o heavy metal. Usada nos grandes amps europeus, incluindo vários Marshall e os modelos grandões da Vox. No Brasil não foi muito usada em amps de instrumentos, possivelmente por ser um pouco mais cara e mais frágil do que sua concorrente americana, a 6L6. Ainda é uma das favoritas para o projeto de amplificadores para audiófilos.

" KT66
Os "tetrodos sem rebote" (Kinkless Tetrodes), ou tetrodos de feixe dirigido da fabricante inglesa M-O Valve marcaram a história do áudio pela sua potência e qualidade.
Dos três tipos mais conhecidos, a KT66 é a de menor potência. Tem características bastante semelhantes às da 6L6GC e, em princípio, pode ser intercambiada com ela.

" KT77
O KT77, destes três modelos, é o menos popular. Tem características bastante semelhantes às da também européia EL34, mas permite tensões de alimentação mais altas, com o que sua potência de saída, na configuração ultra linear (grades auxiliares ligadas a derivações do primário do transformador de saída), atinge 72 watts.

" KT88
Provavelmente a válvula de alta potência mais famosa do mundo, é capaz de fornecer 100 watts por par. É a válvula usada no Marshall Major, de 200 watts, que utiliza um quarteto delas. Muitos amplificadores hi-fi foram montados com estas válvulas. Suas características eletrônicas são bastante próximas às da 6550 norte americana, embora o timbre seja diferente, uma pode ser substituída pela outra mediante pequenos ajustes de polarização.

" KT90
De lançamento relativamente recente, é eletronicamente equivalente à KT88, sendo de construção ainda mais avançada. Pode também substituir, com alguns ajustes, a 6550.

" 7027
Com curvas características idênticas às da 6L6GC, parece equivalente a esta e pode substituí-la diretamente. No entanto, a recíproca não é verdadeira: a 7027 é uma "super 6L6", que suporta tensões de alimentação mais altas e é capaz de produzir até 70 watts por par. Está fora de fabricação há anos, e é difícil de se achar. Os donos de aparelhos que usam esta válvula, como alguns Ampeg, podem substituíla pela 6550, fazendo alguns ajustes na polarização.




































































foto social
PRODUTOS VISITADOS CATEGORIAS VISITADAS PALAVRAS PESQUISADAS
SERVIÇOS
Empresa | Cadastro
DÚVIDAS
Caracteristica das Válvulas | Serviços | Como chegar | Como comprar | Formas de pagamento e envio | Segurança
ATENDIMENTO
Galeria Clientes | Fale conosco
FORMAS DE PAGAMENTO
Atendimento: Rua Cristiano Viana, 662 - Pinheiros - SP - São Paulo
eMail: contato@danamp.com.br
Telefone(s): 11 3088-7547 ou 11 2659-9294
 

Mapa

 


http://www.facebook.com/pages/Danamp/244521532309383

 

atendimento meus pedidos cadastro empresa home
foto social